Conexão Itajubá

Entrevista CNX

SILOC moderniza atendimento de emergência e fortalece segurança pública em Minas Gerais

7 de out. de 2025 • Por Conexão Itajubá

O comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Fábio Assis Chiaradia, destacou a importância do novo Sistema de Localização (SILOC), que permite identificar com precisão a origem das chamadas de emergência, agilizando o trabalho das forças de segurança em todo o estado. https://youtu.be/Uw_RECfxl9I A integração entre as forças de segurança em Itajubá e região foi destacada pelo T

O comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Fábio Assis Chiaradia, destacou a importância do novo Sistema de Localização (SILOC), que permite identificar com precisão a origem das chamadas de emergência, agilizando o trabalho das forças de segurança em todo o estado.
https://youtu.be/Uw_RECfxl9I

A integração entre as forças de segurança em Itajubá e região foi destacada pelo Tenente Coronel Fábio Assis Chiaradia, comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar. Segundo ele, reuniões mensais entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Ministério Público, Judiciário e Executivo têm contribuído para a elaboração de estratégias conjuntas e soluções efetivas para a segurança pública.

Nesse contexto de aprimoramento, a Polícia Militar passou a contar com o SILOC (Sistema de Localização), desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP), em parceria com a PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. A tecnologia permite identificar a localização exata de quem aciona os números de emergência — 190 (PM), 193 (Bombeiros) ou 197 (Polícia Civil) —, mesmo que a pessoa não saiba informar seu endereço.

“Com o SILOC, conseguimos identificar com precisão a origem da chamada. Isso é essencial em casos em que o cidadão está em uma área desconhecida ou na zona rural”, explicou Chiaradia. A geolocalização é automaticamente transmitida quando a ligação é feita de um celular, permitindo que as equipes direcionem rapidamente seus esforços para o local da ocorrência.

O sistema já está em funcionamento nos 853 municípios de Minas Gerais, incluindo Itajubá e cidades vizinhas como Piranguinho, Brasópolis e Consolação. Além das ligações convencionais, moradores de áreas rurais que tenham acesso à internet via Wi-Fi também podem acionar a Polícia Militar pelo MG App, aplicativo disponível nas lojas virtuais, que permite contato direto com os policiais por meio de chat.

Outro benefício do SILOC é o combate aos trotes. Com a localização automática, chamadas falsas podem ser rapidamente identificadas, reduzindo desperdício de recursos e tempo das equipes de segurança.

Chiaradia ressaltou ainda a importância de a população fornecer o máximo de informações possível durante o atendimento. “A localização ajuda muito, mas detalhes sobre o que está acontecendo, quem está envolvido e pontos de referência são fundamentais para uma resposta eficiente”, afirmou.

A Polícia Militar reforça que está à disposição da comunidade para garantir segurança, tranquilidade e rapidez no atendimento de ocorrências, contando agora com uma tecnologia que torna o serviço ainda mais eficaz.

Por Redação, com informações de Fábio Assis Chiaradia


Artigos

Nenhum artigo disponível no momento.

Ver todos os artigos →

Guia Comercial

Ver todos →

Participe dos Nossos Grupos

Receba conteúdo exclusivo e fique por dentro de tudo que acontece em Itajubá

Participe dos nossos grupos!