Rádio Panorama








EMPREENDA COM SUCESSO!









Ninguém x uma pessoa

10/06/2018

Por Ricardo Leme

A pessoa que não cultiva a saúde, quando procura o médico sempre surpreende. É como se o ladrão procurasse a polícia! O que vai acontecer?

 

https://youtu.be/btWWro8hZlg?list=RDbtWWro8hZlg

Ninguém – Arnaldo Antunes

 

A autossabotagem peculiar aos hábitos perniciosos, à alimentação típica de quem vive para comer ao invés de comer para viver e aos cultores do “deixa a vida me levar, vida leva eu...” é comum nas regiões onde se espera algo acontecer antes que se tomem providências. Isso não só diz respeito à saúde física, mas também à saúde pública e especialmente à saúde política.

Se possível, antes de procurar o médico para fazer exames ou check-up, cuide em refletir a respeito de sua vida. Boa alimentação? Bons hábitos de saúde? Viciado em alguma substância ou prática que prejudicam? Relacionamento pessoal e profissional bons? Pratico atividade física?

Sem isso o médico pode ficar de mãos atadas, pois muitas vezes o remédio a ser prescrito vai contra os hábitos da pessoa. Ir contra é muito menos produtivo do que ir a favor das escolhas da pessoa.

Apesar do nome fantasia “plano de saúde”, atualmente o que se vê são planos de doença. Explico: o plano de doença é utilizado quando a pessoa está doente. De maneira ideal, se houvesse de fato um plano de saúde, a equipe do mesmo deveria periodicamente contatar o associado e perguntar a respeito de seus hábitos de vida:

 

1- Como está sua alimentação? Livros e filmes sugeridos para pensar (Youtube):

  1. Muito além do peso (Youtube)
  2. O mito do leite (Youtube)
  3. Criança a alma do negócio (Youtube)
  4. Terráqueos (Youtube)
  5. A carne é fraca (Youtube)
  6. Livro Anticâncer – David Servan
  7. Livro Superalimentos – Sidney Federmann
  8. Livro Prevenção de Doenças Crônicas – Sidney Federmann
 

2- Como está seu relacionamento pessoal e familiar? Filmes sugeridos:

  1. Precisamos Falar Sobre o Kevin
  2. Poder Além da Vida (Peaceful warrior)
 

3- Como está sua prática de atividades físicas?

  1. Atividade física faz bem ao cérebro - https://youtu.be/0ClD-6jp-CM
 

4- Como está sua atividade trabalhista?

  1. Feitiço do Tempo (Groundhog Day)
 

5- Como está seu hábito de sono?

  1. Uma Simples Formalidade (Youtube)
 

O simples questionamento é suficiente para despertar a consciência do associado quanto à importância de estar atento à parte que lhe cabe na preservação, promoção e manutenção de sua saúde. Esta prática pode ser considerada uma vacinação consciencial e uma campanha desta natureza por parte dos órgãos responsáveis pela saúde pública certamente geraria efeitos positivos no curto prazo. Responsabilizar as pessoas por sua própria saúde é forma simples de reduzir a demanda dos pacientes nos hospitais e postos de saúde e consequentemente reduzir os gastos públicos.

Você cuida de sua saúde ou acha que isso é função do médico?


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.