Instituto de Recursos Naturais da Unifei promove seminário sobre o Dia Mundial da Água

15/04/2018

O Instituto de Recursos Naturais (IRN) e o Centro Acadêmico de Engenharia Hídrica (CAEHD) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizaram, no último dia 23 de março, o IV Seminário sobre o Dia Mundial da Água, evento destinado a promover a discussão de temas relevantes relacionados a recursos hídricos envolvendo alunos das engenharias Hídrica, Ambiental e Civil, entre outros da Unifei.

Neste ano, o evento foi realizado no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade e contou com palestras dos engenheiros Luiz Gustavo Fortes Westin, da Neoenergia S/A, e Frederico Leite Theodoro de Souza, da Potamos - Engenharia e Hidrologia Ltda., às 9 horas, sobre “Mercado de trabalho, dificuldades na carreira e experiência profissional”. Às 11 horas, o professor Carlos Barreira Martinez, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Unifei, falou sobre “Processo de ruptura de barragem com alteamento de montante”.

Anualmente, o seminário é realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um esforço da comunidade internacional para se colocar em pauta questões essenciais envolvendo os recursos hídricos.

Palestras em Itanhandu

Os professores Ivan Felipe Silva dos Santos e Maria Claudia Costa de Oliveira Botan, do IRN da Unifei, e Eruin Martuscelli, aluno de doutorado no departamento de Engenharia Elétrica da instituição, proferiram palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água em Itanhandu - MG, também no dia 23 de março de 2018. O evento foi promovido para Secretaria do Meio Ambiente do município.

Maria Claudia, professora substituta do IRN, doutora em Engenharia Mecânica na área de Energia, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pela Unifei, e engenheira sanitarista e ambiental, pela Universidade de Taubaté (Unitau), desenvolveu o tema “Desafios para aumento de oferta e conservação de água em cidades”.

O professor Ivan, engenheiro hídrico, mestre em Engenharia de Energia e doutorando em Engenharia Mecânica pela Unifei, falou sobre “Saneamento em microbacias”. E a palestra do doutorando Eruin teve como tema “Rio Verde e Rio Passa Quatro despoluídos - Início de um sonho”.

Segundo a professora Maria Claudia, todas as palestras tiveram como objetivo “conscientizar a população a respeito da importância de se preservar este recurso natural precioso que é a água”.

Fonte: SECOM Unifei


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.