Rádio Conexão Itajubá













Anuncie no Conexão Itajubá!



Enquete

Você acha que seu voto é importante?

Esta enquete já está encerrada.

Ver Resultados


Abertas as inscrições para o vestibular dos cursos de Tecnologia em Fabricação Mecânica e Automação Industrial da FEPI

17/01/2013

Nesta quinta-feira o Conexão Itajubá entrevistou os coordenadores dos cursos de Tecnologia em Fabricação Mecânica, professor Márcio de Oliveira e de Automação Industrial, professor Evaldo Cintra.

O professor Evaldo explica que o curso de Tecnologia em Automação Industrial visa capacitar o aluno e futuro profissional para atuar em indústrias, principalmente no chão de fábrica, onde terão contato com os técnicos e desenvolver trabalhos e projetos. Ele ainda esclarece que o curso de tecnólogo é um curso de três anos e caracteriza-se por ser um curso com muitas aulas práticas e laboratórios. É curso com o objetivo com o objetivo de colocar o profissional no mercado de trabalho mais rápido.

Como vocação para um candidato a automação industrial, Evaldo coloca a habilidade com as disciplinas na área de exatas, além de gostar de atuar na área industrial, onde a maioria das vagas vai surgir. O profissional de Automação é bastante operacional, podendo agir coordenando um grupo de técnicos.

Quanto ao curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica quem fala é o professor Márcio de Oliveira. Segundo ele, o curso vai formar um tecnólogo que atua na cadeia produtiva em geral, Márcio explica que o tecnólogo pode atuar em diversas áreas, onde se tem um processo de fabricação se encontra o profissional em Fabricação Mecânica. Além disso, ele poderá atuar na área de pesquisa também.

Márcio ainda fala sobre as diferenças entre a mecânica de fabricação da mecânica de automóveis. As mecânicas são diferentes, sendo a Tecnologia de Fabricação Mecânica relacionada a processos industriais podendo vir a atuar na área automobilística, mas não somente nela. A Tecnologia de Fabricação Mecânica está presente em qualquer processo de fabricação.

Questionado sobre a diferença entre o curso de Engenharia Mecânica e o de Tecnologia em Fabricação Mecânica, Márcio diz que o curso de tecnologia é, como o de Automação Mecânica, um curso rápido, para inserir rapidamente o profissional no mercado com três anos e bastante voltado para a parte operacional e técnica. Diferente da engenharia que é mais voltada a projetos e desenvolvimento.

Sobre o mercado de trabalho, o coordenador diz que o mercado está aberto a esses profissionais e que sobram vagas. Segundo ele, a perspectiva para os próximos anos é bastante positiva.

Terminando o curso, o tecnólogo pode seguir para uma pós-graduação ou mesmo fazer o curso de Engenharia, dispensando várias disciplinas já cursadas e terminando em dois ou três anos cursando apenas a complementação.

O processo seletivo da FEPI está aberto e a prova, assim como nos anos anteriores, é uma redação. A prova será dia 26 de janeiro, e as inscrições podem ser feitas na internet até o dia 18 de janeiro através do site www.fepi.br. Dia 21 e dia 22 as inscrições ainda poderão ser feitas na secretaria da FEPI.

A prova será 9 horas e os portões estarão abertos a partir das 8 horas. O aluno deve chegar com 30 minutos de antecedência e o resultado sairá dia 28 na FEPI, sendo as matriculas dia 29, 30 e 31 de janeiro. As aulas iniciam dia 04 de fevereiro.

Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM


Voltar

Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.


Notícias de Itajubá e Região