Rádio Conexão Itajubá








EMPREENDA COM SUCESSO!









Pais e Filhos

07/10/2018

Por Prof. Paulo R. Labegalini

Como tudo o que vem de Deus é perfeito e fomos criados à sua imagem e semelhança, o ser humano tem o privilégio de possuir diversos dons divinos neste mundo, mas, infelizmente, nem sempre age com a fé e a razão. Geralmente, o homem despreza a missão maior que o Senhor lhe deu na vida: evangelizar! Assim, deixa de rezar, não pratica a caridade e segue caminhos incertos.

Muitas famílias servem de exemplo quando falamos de ‘valorização de bens espirituais’, pois os pais cumprem os seus compromissos cristãos e os filhos, desde cedo, se envolvem com os movimentos jovens da comunidade. Nem é preciso dizer que, através dessa dedicação às coisas de Deus, recebem bênção sobre bênção e nada lhes faltará.

Mas, o maior exemplo de todos, continua sendo o amor compartilhado na Sagrada Família. Até hoje, sentimos o quanto somos abençoados quando recorremos à Família de Nazaré: formada por Jesus, Maria e José. Eles não desfrutaram de riquezas materiais e nem gostavam de badalações, apenas confiavam na providência de Deus e procuravam não desagradar o Pai.

O livro do Eclesiástico (3, 3-7.14-17) mostra que amar os pais é a base para uma vida feliz em família: “Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. Quem respeita a sua mãe, é como alguém que ajunta tesouros. Quem hora o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida; a caridade feita a teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados e, na justiça, será para a tua edificação.”

Não é maravilhoso esta promessa do Senhor? Ele irá nos abençoar por toda a eternidade se ampararmos e ‘respeitarmos os nossos pais’! – 4º mandamento da Lei de Deus. Não é importante que os nossos filhos também saibam disso?

Também não devemos esquecer o ensinamento da carta de São Paulo aos Colossenses (3, 17-21): “Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele, dai graças a Deus, o Pai. Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.”

E o salmo 127 diz: “Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor.”

Mostre estas leituras aos seus filhos – ou aos seus pais – e sinta que a Palavra de Deus nunca volta, mas sempre produz bons frutos – que saboreados em família, nos conduzem à vida eterna!

E, para vocês, pais e mães, sempre que forem abençoar os filhos, lembrem-se destas palavras do Livro dos Números (6, 22-27): “O Senhor falou a Moisés, dizendo: Fala a Aarão e seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: ‘O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ Assim, invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei.” – Palavra do Senhor. Graças a Deus!


Paulo R. Labegalini

Vicentino, Ovisista e Cursilhista de Itajubá. Engenheiro civil e professor doutor do Instituto Federal Sul de Minas (Pouso Alegre - MG).


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.