Rádio Panorama








EMPREENDA COM SUCESSO!









SÓ POR HOJE, PROMETO...

03/03/2018

Por Prof. Paulo R. Labegalini

Além dos mandamentos sagrados da Lei de Deus, o Papa João XXIII cumpria outros dez mandamentos que ele mesmo elaborou. São eles:

Primeiro: Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente este meu dia sem querer resolver o problema da minha vida de uma vez.

Segundo: Só por hoje, terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros. Serei delicado nas minhas maneiras, não criticarei ninguém e não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim.

Terceiro: Só por hoje, me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só no outro mundo, mas neste também.

Quarto: Só por hoje, me adaptarei às circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.

Quinto: Só por hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me, assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.

Sexto: Só por hoje, praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.

Sétimo: Só por hoje, farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.

Oitavo: Só por hoje, traçarei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas, em todo caso, vou fazê-lo e me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.

Nono: Só por hoje, ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim mesmo – como se existisse somente eu no mundo – ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.

Décimo: Só por hoje, não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.

Que tal, durante um dia só, prometer fazer esses ensinamentos do Papa e deixar de pensar que seria desanimador se tivesse que praticá-los durante toda a vida? E, não causando nenhum mal, que tal renovar a promessa a cada dia?

Eu também não passo um só dia sem cumprir uma promessa: “Só por hoje, vou trabalhar na construção do Reino de Deus.” Que bom seria se você sempre quisesse estar ao meu lado cumprindo essa promessa!

 

Paulo R. Labegalini

Vicentino, Ovisista e Cursilhista de Itajubá. Engenheiro civil e professor doutor do Instituto Federal Sul de Minas (Pouso Alegre - MG).


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.