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Receitas e despesas de final de ano. Planejamento e dicas

21/12/2018

Por André Medeiros, Moisés Vassallo, Victor Valério

Estamos em época de festas e de férias para muitos, momento em que os recebimentos podem aumentar com ganhos maiores no seu negócio e com o recebimento de gratificações e 13º salário. Outra coisa que também muda nesta época são as despesas e por isso devemos fazer um bom planejamento para estes meses atípicos para não perder o controle das contas.

Um bom planejamento passa por levantar todas as receitas extras e principalmente todas as despesas específicas deste momento do ano. Poucas pessoas realmente sabem quanto a mais ganham no final do ano, mesmo os assalariados.Adiantamentos de 13º ou de férias podem tornar esta conta não trivial. Para os que possuem um negócio fazer uma previsão das receitas nem sempre é trivial. Procure estimar estes valores com a maior precisão possível para não comprometer um dinheiro que havia expectativa de receber, mas no final não veio.

Lembre-se que junto com maiores recebimentos, geralmente o final do ano também está associado a maiores despesas. Para muitos é comum gastar com alguma festividade, comemoração, viagem e presentes. Todos estes gastos atípicos consomem recursos. Além destas despesas associadas a bons momentos outras também virão logo no começo do ano como o pagamento de impostos anuais como IPVA, IPTU, despesas com materiais escolares e matrículas para os que dependem da educação privada entre outros. É importante contabilizar todas as suas despesas.

Um planejamento inadequado pode fazer você se empolgar ao ver um pouco mais de dinheiro na conta e gastar além do que seria possível, por esquecer de despesas futuras, que virão em momentos onde os recebimentos voltam para um patamar inferior.

Além de planejar as suas contas avalie as alternativas de mercado. Você sabia que uma mesma empresa fabrica produtos de preços bem diversos? Esta estratégia faz parte da segmentação de mercado que já falamos aqui no nosso programa. http://www.conexaoitajuba.com.br/itajuba/artigos-conexao-itajuba/79440/estrategias-de-mercado-a-segmentacao-de-mercados

Você pode encontrar panetones fabricados pela mesma empresa que custam de oito reais até 90 reais, variando a marca e poucos ingredientes. Saem do mesmo forno e são feitos com ingredientes quase iguais. O mesmo acontece com vinhos, que saem da mesma vinícola com marcas diferentes e preços também muito distintos. Esta é uma forma das empresas venderem para todos os segmentos de mercado extraindo o maior lucro possível, onde os que estão dispostos a pagar mais caro compram os produtos das marcas premium e ao mesmo tempo ainda faturam e lucram vendendo para os que não podem pagar os preços altos das marcas mais refinadas vendendo um produto muito similar por um preço bem mais em conta. Cervejas, carnes, roupas e diversos outros produtos também são segmentados pelos produtores. Pesquise os preços, avalie se realmente algo muito mais caro é tão diferente do produto de menor preço. Esta dica pode fazer você economizar muito.

Desejamos boas festas, bons investimentos e muito lucro para todos em 2019.

Prof. Dr. André Luiz Medeiros

Prof. Dr. Moisés Diniz Vassallo

Prof. Dr. Victor Valério

DENARIUS – Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira

Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG)

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).


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