Rádio Conexão Itajubá









EMPREENDA COM SUCESSO!









Econômetro: Renda melhora, mas não o suficiente para mudar o quadro geral da economia

10/08/2017

Por Hector Gustavo Arango

A economia continua na cor vermelha com tendência de laranja, uma pequena melhora quesito renda, mas infelizmente não o suficiente para melhorar o quadro como um todo. O Econômetro tem por objetivo mostrar, através de uma ferramenta de mensuração, cinco dimensões da economia: renda, emprego, inflação, contas públicas e comércio exterior. A situação é medida em cores: azul quando estiver tudo bem, verde quando estiver bom, amarelo quando a situação for preocupante, laranja é muito preocupante e vermelho, muito ruim.

Renda

Vermelho com tendência de laranja.

As novidades em relação a renda do mês de julho estão por conta de uma pesquisa que revelou o crescimento de 9 entre 14 setores industriais pesquisados

O importante referente ao crescimento industrial é que Minas Gerais tem grande importância nesta estatística. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas concentram a maior a parte da força industrial do país e tiveram um crescimento não muito grande, o Rio de Janeiro apresentou crescimento de 3%, Minas Gerais de 1.6% e São Paulo, menos de 1%.

As informações dessa semana são melhores que da semana passada, mas ainda não conseguem mudar o quadro geral da renda do Brasil.

 

Emprego

Vermelho com tendência de manutenção.

Emprego continua sem novidades. O resultado é ainda negativo e a tímida recuperação da renda não permite muita esperança de recuperação rápida por parte do emprego.

Alguns setores começam a ter resultados positivos, mas no geral em setores importantes da economia, principalmente de serviços, a recuperação está longe de acontecer.

 

Inflação

Verde com tendência de manutenção.

A inflação continua em níveis baixos de acordo com as notícias na grande mídia, mas houve algum impacto por conta do recente aumento de imposto PIS/COFINS por parte o Governo em relação dos combustíveis. O IPCA está com números novos (0,3% de crescimento), mas ainda é considerado baixo.

A expectativa para 2017 é terminar o ano com inflação abaixo de 3.5%, que colocaria uma inflação observada mais de 1% abaixo da meta objetivada pelo banco central.

Estamos na cor verde, com tendência de verde, mas é preciso uma atenção às atitudes do governo que podem eventualmente prejudicar esse item.

                                                                                             

Contas Públicas

Vermelho com tendência de manutenção.

Preocupado com a questão da arrecadação, o Governo não achou ainda como corrigir esse pilar da economia, mas ainda se percebe um discurso sobre como tirar mais dinheiro da população para ver se consegue manter aquela estrutura falida do nosso Estado.

Tem sido divulgada na grande mídia uma discussão sobre o Imposto de Renda, um aumento na alíquota mais cara para 35%, mas rapidamente o presidente Temer realizou a negação. Então refletimos sobre o comportamento dos políticos brasileiros, o status milionário deles, e de uma população de pobreza. Será que em um país rico, é também assim?

 

Comércio Exterior

Azul com tendência de manutenção.

Mais uma vez, excelentes resultados. Na verdade, os últimos resultados do comercio exterior são realmente excepcionais, tivemos um crescimento da exportação superior a 11%, e o desempenho da nossa Balança Comercial, de modo geral das contas externas, está realmente muito positivo.

Sinceramente, é o que salva em toda essa equação que analisa a situação do Brasil.

 

ECONOMIA

Vermelho com tendência de laranja.

 

A economia continua na cor vermelha com tendência de laranja, uma pequena melhora quesito renda, mas infelizmente não o suficiente para melhorar o quadro como um todo.

 

Analisando um pouquinho como está a situação nas ruas do Brasil, vemos o desanimo dos cidadãos brasileiros e as notícias não ajudam a melhorar esse nosso astral.


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.