Rádio Conexão Itajubá








EMPREENDA COM SUCESSO!









Que Deus nos proteja e salve do ódio

11/09/2018

Por Dra. Graça Mota Figueiredo

O recente episódio da agressão a um dos candidatos a Presidente do Brasil tem que nos incomodar a todos, correligionários ou não.

Repito: TEM que nos incomodar a todos, ou não somos seres humanos!

Ódio e violência nunca foram nem nunca serão respostas adequadas em qualquer situação. Posso discordar, posso questionar, posso fazer perguntas incessantemente e continuar discordando, mas não posso jamais agredir como forma de dizer que não concordo.

A agressão é arma de fracos e ignorantes, quando se veem vencidos por argumentos.

É bem verdade que ódio gera ódio, promessas de violência criam permissão para a agressão; mas nada justifica que eu pratique exatamente os atos dos quais discordo.

Nós temos as urnas, representantes da democracia. Ainda que sofram muitas vezes críticas e sejam alvo de suspeitas, são o árduo caminho para longe do coronelismo, de triste memória entre nós, pobre Brasil colonizado por assassinos e degredados.

Ter visto a agressão foi muito duro; entretanto, muito pior foi ler ou ouvir ou ver as manifestações de quem concordava com o ato do quase assassino.

Nesses momentos eu me assusto e tenho medo: será que só conseguimos, como povo, alimentar ódios e violência? Será que só sabemos discordar da corrupção, da bandalheira, com radicalizações mesquinhas de lado a lado?

Dizer que se corrigem desmandos com a força é, no mínimo, desconhecer a História.

Força apenas consegue gerar mais tensão; ódio só faz nascer mais ódio; o porão escuro para onde queremos enviar pela força os que não concordam conosco, é lugar apenas de ratos, nunca de homens.

A democracia é um longo e penoso caminho, mas é o único a nos manter na condição de humanos, se assim quisermos ser.

A alternativa é nos suicidarmos coletivamente como espécie. Pensando bem, faz tempo que andamos praticando...

Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo

Profa. Adjunta de Tanatologia e Cuidados Paliativos
Faculdade de Medicina de Itajubá – MG


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.