Rádio Conexão Itajubá









EMPREENDA COM SUCESSO!









Adversidades – como lidar com elas?

03/08/2017

Esse foi o título da palestra que me convidaram a dar na Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho desse ano no Hospital Escola.

Aceitei com o maior orgulho, é claro! Convite de dentro de casa é coisa séria.

Mas confesso que fiquei um tanto apreensiva.

Obstáculos, todos enfrentamos ao longo da vida. A maioria de nós vence a maior parte deles, se não todos. E, de quebra, chegando do outro lado da dificuldade, a gente se descobre melhor, mais competente, mais corajoso...

Então, esse é um assunto sobre o qual todos nós sabemos falar, e “de camarote”. Além do mais, cada um de nós tem o seu jeito próprio de enfrentamento, e certamente nenhum é melhor do que outro.

O que eu teria a dizer a quem é diplomado em vencer dificuldades, sobre como fazê-lo?

O dia se aproximava e eu sem saber o que conversar com os funcionários.

Aí, (já perceberam que o Universo cuida de nós?), me mandaram um pequeno vídeo sobre ninguém menos que a Oprah Winfrey, um mito americano da comunicação.

Eu sempre tive uma imensa admiração pela forma como ela superou uma vida de sofrimento extremo, para se tornar quem é hoje.

Sexta feira passada, então, eu estava preparada: mostraria a todos a força de superação dessa mulher incrível. Não para que alguém copiasse o seu jeito de ser, mas para que ela pudesse servir de modelo e inspiração.

Tudo deu errado nesse dia: a parafernália eletrônica deu de não funcionar, e a nossa conversa começou com mais de uma h de atraso. Sala lotada, ninguém saiu.

O exemplo da Oprah foi muito tocante. Muita gente falou de si mesmo, muita gente se emocionou (eu, mais ainda), muita gente se deu conta de que tinha forças pra lutar.

Passados dez minutos depois de terminada a conversa, volta uma funcionária e, muito emocionada, me diz algo que ela percebera e eu não: nós todos tínhamos dado a nós mesmos uma bela lição de como vencer as adversidades: fizemos uma linda conversa por mais de uma hora, apesar de toda a dificuldade que tivemos para inicá-la!  


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.