Rádio Panorama








EMPREENDA COM SUCESSO!









Itajubá: 200 anos com uma vocação....

18/03/2019

Por Prof. Ronaldo

A crônica é um gênero literário que consiste na apreciação pessoal dos fatos da vida. Assim, o cronista se inspira nos acontecimentos diários e têm uma visão totalmente pessoal de um determinado assunto. Isto é o que tenho tentado fazer a cada semana. Nesta que é uma semana muito especial pela marca de 200 anos de existência de uma cidade fácil de ser amada e difícil de ser esquecida, esta crônica não poderia descrever algo que não fosse relacionado à sua história.

Ao descer da Freguesia de Nossa Senhora da Soledade de Itagybá (atual cidade de Delfim Moreira), Padre Lourenço juntamente com sua comitiva no dia 19 de março de 1819, ao chegar ao espaço onde hoje é a nossa Matriz de Nossa Senhora da Soledade, teve uma boa vista daquele lugar e ali ligou suas telas da imaginação para através de uma visão de futuro perceber que este era um lugar para desenvolver pessoas. Não ao acaso, denominou o povoado de Boa Vista. Um lugar que seria berço para intelectuais, políticos de abrangência nacional, grandes profissionais com destaque internacional. Um centro de geração de conhecimentos que seriam transformados em tecnologias e desenvolvimento humano. Hoje Itajubá tem um ecossistema de Inovação e empreendedorismo de destaque e tem um dos maiores índices de desenvolvimento humano (IDH) de Minas Gerais.

O esporte, nosso assunto de todas as semanas, não prosperou com a mesma riqueza do conhecimento aplicado ás soluções empresariais. Itajubá ao longo de sua história obteve alguns relâmpagos de destaques em algumas categorias esportivas, mas nunca se consolidou como uma cidade geradora de atletas de alto desempenho. Tivemos destaques em um momento no futebol de campo através de alguns atletas, no tênis de mesa e futsal, mas sempre como casos isolados e nunca como uma vocação da cidade. Talvez por falta de uma cultura direcionada a algum esporte, de incentivos e políticas direcionadas para este fim. A atual administração municipal tem se empenhado em aumentar os espaços e estrutura para a prática do esporte que é uma estratégia a saúde e segurança pública. Nossa vocação é a geração do conhecimento através de nossas excelentes escolas. Seja na formação básica ou profissional. Mas mesmo com essa vocação, perdemos grandes oportunidades de avançar no esporte, pois me lembro de que ainda adolescente, adorava ver o Tigrão lotado com grandes jogos da Primavera com grandes rivalidades, principalmente entre jogos entre EFEI x Medicina, ou Major Pereira x João XXIII, entre outros.

Mas, cada cidade tem a sua vocação e considero a de nossa aniversariante, uma das mais nobres e importantes: ser uma cidade de transformações através da educação.

Pelo menos essa é a minha opinião! 

Ronaldo Abranches

Bacharel em administração, especialista em qualidade e produtividade; mestre em engenharia de produção e atualmente se especializando em psicopedagogia institucional.  Titular do programa Papo de Esportes que vai ao ar todas as segundas-feiras  às 11h15 na Rádio Panorama FM. Sua coluna é "Crônicas do Professor Ronaldo".


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.