FUTEBOL E POLÍTICA. UMA SEMANA DE DECISÕES QUE FICAM PARA A HISTORIA

09/04/2018

Por Prof. Ronaldo

Esta semana foi histórica para o Brasil pois esteve cercado de grandes decisões, onde uma delas jamais vista neste país, em que um ex presidente da República teve seu habeas corpus julgado e recebeu voz de prisão, deixando um país dividido entre apoiadores e contras.

Em ambos os casos as manifestações foram para as ruas com muitas bandeiras, cantos e gritos de ordem. Em alguns casos houveram conflitos e agressões.

Nos estádios de futebol, foram 17 decisões neste domingo, onde cada campeão também entrou para a história e viu sua torcida também com bandeiras na mão, cantos e promovendo gritos de ordem. Em alguns casos também houveram conflitos e agressões.

Embora estou fazendo uma analogia, de longe não quero igualar as decisões pelo nível de importância, pois os fatos históricos vão ser lembrados em proporções muito diferentes, mas não deixam de ter reações bem similares.

Caso um desavisado ou que acabou de acordar de um estado de coma que durou um ano e este passear pelas redes sociais, poderia sim achar que os debates e agressões de conflitos políticos e ideológicos seriam brigas de torcidas apaixonadas. Em ambos os casos existem os inconformados que no futebol costumam dar uma aula de tática de futebol a qualquer grande comentarista, já os inconformados da política normalmente são reprodutores de frases feitas não tendo muitas vezes conhecimentos políticos sobre o tema. Outra questão é que no futebol por mais feliz que possa deixar um torcedor, esses resultados em nada vai interferir em sua vida, já na política, esses resultados interferem diretamente na vida do indivíduo.

Independente de cores, cultura e estereótipo, a verdade é que nossa vida é coberta de paixões. Cada um busca exercitar este sentimento da maneira que seu modelo de mundo acha conveniente.

Neste momento histórico de nosso país, parabéns a todas as torcidas que foram campeãs em seus estados, mas é bom lembrar que a temporada está só começando e a partir de agora o caldo vai engrossar e muitas emoções estarão por vir.

Pelo menos essa é a minha opinião!


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.