Rádio Panorama








EMPREENDA COM SUCESSO!









Projeto-piloto aposta em campanha de conscientização da população e mensuração de dados de coleta seletiva em Itajubá

19/12/2018

Grupo ComCiência, formado por voluntários engajados com temas relacionados à sustentabilidade, está desenvolvendo um projeto-piloto de Coleta Seletiva no município de Itajubá. O objetivo do projeto, iniciado há aproximadamente seis meses, é conhecer a realidade dos catadores locais, promover ações de sensibilização para o engajamento da população e monitorar o aumento da coleta de recicláveis resultante das ações.

O grupo estabeleceu diálogos com as cooperativas localizadas no município: Associação dos Catadores Itajubenses de Materiais Recicláveis (Acimar) e Associação dos Catadores Autônomos da Região de Itajubá (Acari), além de outros catadores independentes.

O catador de recicláveis Toninho explicou sobre a necessidade de conscientizar a população sobre a maneira correta de descarte: “Muitas vezes os resíduos que coletamos estão contaminados com outros rejeitos e não podem mais ser reciclados. Nós separamos muita coisa, mas o processo tem que começar com os próprios moradores”.

O projeto-piloto também conta com o suporte da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), integrando um projeto de extensão da instituição e contando com a colaboração de um aluno bolsista e outros estudantes voluntários do grupo Engenheiros Sem Fronteiras. Outra importante parceira na ação é a Prefeitura Municipal de Itajubá, que através da Secretaria de Saúde, disponibiliza agentes para atuar junto aos moradores dos bairros do Costa e Pinheiro através de comunicação face a face sobre a importância da correta separação e descarte, juntamente com a distribuição do material de apoio. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de Itajubá (Intecoop) também é apoiadora do projeto.

Em novembro os agentes de saúde da prefeitura participaram de uma capacitação feita pelo grupo ComCiência, instruindo os profissionais sobre questões relacionadas à coleta seletiva e sobre a maneira correta de realizar a separação do lixo. A etapa final da campanha acontecerá agora em dezembro, em que os profissionais irão distribuir materiais informativos e realizar ações de conscientização nos bairros do Costa e Pinheiro. Para avaliar os resultados, a cooperativa que coleta no local está realizando a pesagem do material semanalmente. Após o término desse piloto, o grupo espera replicar o projeto também para outros bairros de Itajubá.

Acesse a página do grupo ComCiência no Facebook para conhecer mais sobre o projeto: https://www.facebook.com/comcienciaitajuba/.

Fonte: Grupo ComCiência


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.