Rádio Panorama








EMPREENDA COM SUCESSO!









ComCiência Já!

23/05/2018

Por ComCiência

Como post inaugural desta coluna, nada mais natural do que explicar sua origem, quem somos e o porquê de virmos aqui conversar com você, caro leitor.

O “ComCiência: Nosso conhecimento construindo um ambiente sustentável “ é um grupo que se formou neste mês de Maio, fruto da articulação de instituições já atuantes em Itajubá, região e São Paulo com trabalhos relacionados a sustentabilidade. Nosso objetivo ao se unir é pontuar Itajubá como uma cidade exemplo de boas práticas em sustentabilidade para o Brasil através de iniciativas, indicadores, dados e metas sempre buscando a melhoria contínua, beneficiando a todos os envolvidos da cadeia e fazendo a coisa acontecer agora.

Nós, seus representantes, estamos trabalhando para que o conhecimento construído ao longo do caminho crie uma reflexão coletiva e um engajamento capaz de melhorar o nosso ambiente já, pois esse desafio é de todos nós.

Como trabalharemos?

Como a Sustentabilidade é um termo sistêmico, vamos definir um tema que será trabalhado por todos ao longo de um período determinado através de projetos. Por exemplo: inicialmente nosso desafio está relacionado aos “Resíduos”. Iremos tocar um projeto de gestão de resíduos gerados pela cidade e sua logística reversa, mas teremos tempo de sobra para falarmos sobre ele de maneira mais aprofundada. Nos posts seguintes iremos detalhar melhor como será a nossa atuação e como você, cidadão itajubense, leitor e ouvinte da rádio pode nos ajudar =)

Quem forma o nosso grupo?

- Bruna Mendes: Assessora de economia solidária que atua na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de Itajubá.

- Aline Almeida: Estagiária na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de Itajubá

- Éder Luiz: Técnico Social do Programa Novo Ciclo - Atua com catadores de materiais recicláveis no sul de Minas Gerais, apoiando a Rede Sul Sudoeste MG de catadores de materiais recicláveis.

- Cilene Monteiro: Gerente na Honeywell e a frente da Recomposta, holding que atua com iniciativas e conteúdos relacionados à sustentabilidade.  

- Larissa Palombo: A frente da Biometano Energia, startup que atua no setor de energia, no segmento de biogás.

- Profa Juliana Caminha Noronha: Diretora de Inovação e Professora de Empreendedorismo na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

- João Pedro Medeiros: Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Ex-presidente da ONG Amigos de Itajubá, fundador do time Enactus Unifei Itajubá e estagiário que atuará conosco no projeto-piloto de resíduos.

- Luiz Gustavo da Silva: Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Extensionista que atuará conosco no projeto-piloto de resíduos e participante do Projeto UNIFEI Sintrópica que trata da recuperação de área degradada utilizando-se de Sistemas Agroflorestais.

-E eu, Aleta Nunes: A frente da XYZA Comunicação e Pesquisa, agência de comunicação que busca integrar legados sociais, ambientais e econômicos no espaço em que atua e a frente da OUY Inteligência Sustentável, startup de comunicação, educação e gestão de resíduos.

Fecho com o pensamento:

“O maior de todos os erros é não fazer nada só porque se pode fazer pouco. Faça o que lhe for possível”. – Sydney Smith


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.