Rádio Conexão Itajubá








EMPREENDA COM SUCESSO!









RPG para gordura localizada além do tratamento e correção postural

16/08/2018

Por Sirlene Ribeiro

Realinhamento postural combate problemas circulatórios e retenção de líquidos, que podem causar ‘’pneuzinhos’’ e celulite

Cada vez mais as clínicas de estética se valem dos tratamentos de saúde para ajudar na beleza. Depois do Botox e da drenagem linfática, agora é a vez da RPG (reeducação postural global). A técnica de fisioterapia desenvolvida na França nos anos 60 é oferecida na Companhia da Saúde como  método de combate à gordura localizada e à celulite!

A relação entre má postura e gordura localizada se dá quando a pessoa tem algum tipo de desvio na coluna. Com o desalinhamento, o espaço entre as vértebras é comprimido, o que pode dificultar a circulação do sangue na região. A diminuição do fluxo sangüíneo, por sua vez, acarreta em retenção de líqüido, em concentração de gordura e, conseqüentemente, no aparecimento da temida celulite.

Com a má postura, alguns músculos são menos solicitados, sofrem um encurtamento e é aí que a gordura tende a se concentrar, diz ela. Para entender essa relação, ela exemplifica: "É raro a gordura se concentrar no bíceps, músculo exigido a todo momento no dia-a-dia; contudo, no tríceps, que é pouco solicitado, a gordura se acumula mais facilmente".

Voltando à má postura, "se ela pode gerar gordura e celulite, então a correção pode desfazê-las”.

O objetivo da técnica, como o próprio nome diz, é reeducar o corpo "para que ele se mantenha alinhado em seu eixo contra a força da gravidade”. Para tanto, depois de avaliar a postura do paciente, o fisioterapeuta, com as mãos, vai alinhando pés, joelhos, bacia e demais partes do corpo da pessoa. Esse trabalho é combinado com exercícios de alongamento e de respiração.

"Nas primeiras sessões, quando a fisioterapeuta me corrigia, achava que estava torta, apesar de que, olhando no espelho, estava ereta, comentam os pacientes. Essa sensação, acontece porque o cérebro está acostumado com a postura antiga e incorreta. "É como aprender a dirigir um carro. No começo, todo movimento é pensado, como pisar na embreagem para mudar de marcha e, ao mesmo tempo, olhar no retrovisor, mas depois o ato é automático."

"No começo, tive de me policiar a cada momento para fazer o certo, mas, depois de quatro meses de sessões semanais, já me movimento normalmente, sai automático", diz alguns.

Aliás, de nada adianta encaixar os quadris direitinho e colocar a barriga para dentro se a RPG não for aliada à conhecida dobradinha exercício e dieta. E mais: "O programa de RPG só ajuda a diminuir gorduras localizadas causadas pela postura incorreta.

Em relação aos principais desvios posturais, são poucos os casos congênitos. Em geral, hiperlordose, hipercifose e escoliose -posturas incorretas e coadjuvantes no processo de retenção de gordura- são causadas por uma vida inteira de maus hábitos no modo de andar, sentar, dormir e gesticular.
 "A má postura não é sinônimo de gordura localizada, mas é um fator desencadeante em potencial."

Como conseqüência da hiperlordose, a circulação sangüínea na região abdominal e no quadril fica comprometida, propiciando a retenção de líqüidos, a localização de gordura na região e o aparecimento de celulite, além de, os músculos abdominais se enfraquecerem, projetando a barriga para frente.

Normalmente, quem possui hiperlordose tende a ter hipercifose -aumento anormal da cifose, que é a curvatura natural da coluna vertebral. Além de imprimir uma postura de "fracasso" -ombros caídos e pescoço para a frente-, tende a promover o acúmulo de gordura na parte superior das costas, bem abaixo do pescoço, "deixando a pessoa corcunda", diz Carvalho.

Para fins estéticos, as clínicas recomendam sessões de uma hora por semana. A duração do tratamento varia de acordo com o grau do desvio da coluna, mas, normalmente, levam de dois a seis meses.

Fonte: Cia. da Saúde


Voltar



Anuncie   •   Assine o newsletter   •   Contribua com conteúdo   •   Fale conosco

© 2010 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas utilizando o sistema de gerenciamento de conteúdos b2mlportal.